domingo, 22 de março de 2020

Aprendi com o grande Zé Mobral



Fábrica vai dar 10 dias de liberdade coletiva pros ratos (motivo é a pandemia do COVID-19, o coronavírus), vou trabalhar até quarta. Devo pegar uns R$ 620,00 de férias coletivas, vai tudo pra ENBR3, ITSA4, tô aportando até a alma em ENBR3 kkkkkk. Frugalidada máxima nesses dias de quarentena, dias 03/04 tem mais uns R$ 850,00 (resto do salário fora o adiantamento do dia 20 que veio, tirei pra comer e aportei tudo entre ITSA4, ENBR3). Grana em boa hora nessa queda, não tenho reserva de oportunidade e nem de emergência (bem louco, eu sei). Aportador compulsivo hahahaha. Sou solteiro, longe de família, sem filhos, o pior que pode acontecer é ficar sem trampo, meu acerto é minha reserva de emergência. Odeio ver grana sem estar investido, até saldinho na corretora, tenho 28 anos tem que agilizar o processo. Comecei na bolsa em janeiro 2019.

 Desses R$ 850,00, uns R$ 350,00 vai pra moradia, nesse valor já está incluso, luz, internet, água, energia. Mora eu e mais 4 na república aqui. É um preço muito bom pois moro no centro praticamente resolvo tudo a pé. O restante comida e higiene pessoal . Quando cheguei aqui no Sul sozinho vindo do Pará, pagava uns entre uns R$ 400 a R$ 600 de moradia, até que em outra fábrica, novo emprego, eu conheci o rapaz que mora comigo e falou desse quartinho e valor, antes de ver o quarto já falei pra segurar para eu a vaga, que eu ficava. 

Me mudei na mesma semana no fim de semana, arruemei um frete no facebook, numa Strada que achei lá, acho que deu uns R$ 50,00 bem barato, pois sou frugal, só era uma cama, uma mala, um varal de pé de alumínio e uns sacos. Aprendi com o Zé Mobral no Youtube (não peguei o tempo do blog dele) que beta subemprego tem que aportar tudo, décimo terceiro, férias, PIS... Faço isso à risca. Eu acho de SUPERBOOM na carteira hahahah é uma grana que não contava, eu nem toco, já vai direto pra corretora. SEMPRE ME PAGO PRIMEIRO. É a melhor coisa pra não gastar com besteira, o que sobra do que tirei pra comer e higiene pessoal aporto também até entrar dinheiro novo.
Vencendo pela DISCIPLINA!


Carteira hoje tá assim, sou (100% RV, ações e fiis). Estou bem tranquilo, sério, continuo aportando, pra uns é pouco isso eu sei, mas para eu é um valor considerável. São meses de aporte esse valor negativo. E eu louco aportando cada centavao pra romper chegar nos 30k, tava com uns R$ 29.500,00 por aí, até vim o Corona :(   Beta não tem vez mesmo kkkkkkk.
  

                                  

Galera, quem puder me adicionar na sua lista de leitura eu agradeço, assim eu me animo mais pra continuar escrevendo.

Abraço do investidor minimalista.


7 comentários:

  1. Gostei do termo "liberdade coletiva"!rs Boa sorte nesse momento difícil, e como disse o melhor é segurar uma boa reserva de emergência ao invés de cair na tentação de aproveitar a promoção de ações... a gente não faz a mínima ideia de quando tudo isso irá terminar.

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SrIF365, vou começar a reserva de emergência, de pelo menos 2 meses, se o pior acontecer e eu ficar sem trampo, tem o acerto e tem o seguro desemprego de 5 meses, que dá pra levar na boa pois sou solteiro, sem filhos e moro num quartinho em uma república com custo total incluso de R$ 350,00. Abraço

      Excluir
  2. Primeira vez aqui. Vi seu post no blog do SRIF365.

    Parabéns à sua mentalidade! Mas deixo um conselho. Não ter reserva de emergência é, a meu ver, assumir um risco muito nestes tempos tão obscuros.

    Esta crise não é como as outras. Não é apenas a questão econômica. Há um elemento novo na equação. Questão de saúde pública.

    O Brasil vai entrar em recessão e acredito que não sairá tão rápido. O desemprego irá aumentar muito. Não sei qual é o porte e a saúde econômica da empresa onde trabalha, mas cuidados precisam ser tomados.

    Sei que o investidor pode ter esta vontade de aportar para não deixar o dinheiro parado na conta sem rentabilizar. Mas há momentos na vida em que é necessário assumir uma posição mais defensiva.

    Sou funcionário público e mesmo assim, estou com uma reserva pois já se fala em redução temporária de vencimentos.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mente Investidora, vou começar a reserva junto aos aportes de pelo menos uns 2 meses. Abraço

      Excluir
  3. Olá, primeira vez aqui. Já adicionei você na minha lista de blogs do meu blog.
    -
    Eu acho extremamente arriscado você não ter reservas de emergência, os salários podem ser reduzidos por um tempo e ninguém consegue prever exatamente o impacto dessa redução, recomendo que considere uma reserva de emergência para pelo menos 2 meses.

    Eu apoio a sua estratégia em ITSA4, eu vou fazer meu aporte mensal no começo dessa semana e pretendo investir nessa empresa, ela dispensa apresentações. O meu receio com ITSA4 é que se a situação econômica terminar em uma recessão prolongada ou uma crise muito profunda, acho que o setor financeiro será fortemente pressionado por medidas populistas e isso pode comprometer a ótima capacidade de pagar dividendos da empresa.

    Abraços.

    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Poupador do Interior, vou tomar vergonha e começar a fazer a reserva de emergência junto com os aportes na bolsa também, de pelo menos 2 meses com vc disse. Abraço

      Excluir
  4. Opa Primeira vez aqui, adicionando na lista de leitura. abraços,

    ResponderExcluir